miércoles, 2 de enero de 2008

Escandinavia. Arte y piedra



Fragmentos finales de un artículo recientemente publicado por Lars Larsson, "Arte e Pedra. Uma perspectiva escandinava sobre megalitismo e arte rupestre". En Crookscape. GEMA-web site.

".................. Em áreas com gravuras rupestres, a importância do local sagrado poderia ser marcada com actividades adicionais durante séculos, em certos casos durante milénios. Os óbvios desenhos na rocha facilitaram o comportamento ritual tradicional, mas poderia ser um importante obstáculo, tanto físico como mental, à mudança, especialmente se eles tinham uma influência importante na interacção social incluindo os sítios sagrados com gravuras (Larsson, 2000a). Novas ideias poderiam estar associadas com motivos ainda mais numerosos para serem expressos em pedra.
.........................................
Numa sociedade com lugares sagrados mantidos activos, como na Europa do Sudoeste, a introdução de novas ideias, assim como novas tecnologias, que pudessem ter implicações para a sociedade, poderia ter sido muito mais difícil do que em outros lugares onde marcar os lugares sagrados não era tão durável como as gravuras rupestres. No Sul da Escandinávia, o sítio sacro poderia ter sido muito mais difícil de manter, o que tornaria mais fácil confrontar as tradições sucessivamente com novas ideias, com consequências importantes para a visão do mundo das pessoas".

http://www.crookscape.org/texdez2007/text14.html

No hay comentarios: